26.6.07

Ora pois, pois (ou a arte de maldizer os pernas-de-pau brasileiros)

Uma das coisas que podem esperar quando vierem cá ao estaminé é, de vez em quando (prometo que não serão muitas vezes porque não falta quem o faça), vou bitaitar sobre futebol. Nem é tarde nem é cedo: é agora mesmo.

Como referido no título, vou cascar nos brasileiros que todos os anos desembarcam em contentores na costa do nosso cantinho, distribuindo-se depois pelos clubes da I, II, III divisões até aos distritais (sim, eu sei que se diz Bwin Liga, Vitalis e tal e coiso, mas isto muda todos os anos por isso já nem estou pra me chatear). Honestamente, alguém me explica a lógica desta política de contratações?

Será que alguém percebe que este tipo de estratégia acaba quase sempre em prejuízo, em jogadores que passados poucos meses são recambiados para o outro lado do Atlântico, sem que as suas prestações tenham valido sequer os bilhetes de avião? É inacreditável. E não há quase uma única equipa que não o faça. Este ano temos já estas vedetas asseguradas (rufos, luzes, abram-se as cortinas!):

Chiquinho! Este médio ofensivo canhoto, recentemente contratado pelo Belenenses, provém do Inter de Santa Maria! Anteriormente esteve ainda no São Luiz de Ijuí, Grémio Bagé e nesse gigante que dá pelo nome de Ulbra!

Laionel! Fabuloso extremo, com um nome tão idiótico como o do ex-sportinguista Deivid, provém do Vila Nova de Goiás para reforçar o ex-campeão nacional Boavista!

Felipe Brochieri e Bruno Lazaroni! A Naval da Figueira da Foz não esteve com meias medidas, e trouxe não um mas dois craques com nomes fabulosos! O primeiro provém do colosso Palmeiras B, tendo anteriormente estado no prestigiado Grémio Barueri! O segundo jogou já no Atlético Sorocaba e União Barbarense! Um duo dinâmico, não tenham dúvidas.

Jessuí! Mais um triste que devia processar os pais! Este avançado, disputado pelo Paços e Leiria, acabou na cidade do Lis. Sem dúvida um passo atrás na carreira, uma vez que passou já pelos conceituados Trairiense, Aracati, Ipiranga, Oeste e Icasa!

Mas atenção, porque agora vamos à equipa que mais e melhor se reforça na terra do Pau Brasil (olha, bom nome para uma fita pornográfica!): o Paços! A equipa da capital do móvel contratou já Édson Di e Kiko do Coruripe, Fernando Pilar do Central de Caruaru e Márcio Carioca do Ceará!

Atenção, eu não tenho nada contra jogadores brasileiros em particular. Eu tenho é muito contra maus jogadores brasileiros. Que raio, será que não há maus jogadores em Portugal? Que é feito de um bom Fernando Aguiar, de um Mário Sérgio, sei lá, de um Kata? Hein?

Só se for realmente por causa dos nomes. Por mais que tentemos, será sempre difícil bater um Laionel ou um Jessuí. E nem vou falar do Brochieri.
E preparem-se, porque até à data limite de transferências muitos outros irão aparecer.
Só para acabar, duas frases que eu acho que definem realmente a ligação Brasil-Portugal no que diz respeito a futebol:

"Nuno Cardoso sublinhou que a Naval 1º de Maio foi obrigada a "fazer algum esforço" para garantir os serviços de Felipe Brochieri, pois "havia vários clubes interessados no jogador"." - Lusa
Em defesa de Nuno Cardoso diga-se que realmente os clubes que procuram jogadores no Palmeiras B (!) são normalmente dotados de um poderio financeiro fabuloso. Há quem diga que estão até ao nível de um Salgueiros!

"O meu salário é menos do que eu mereço mas justo dentro do que o clube pode oferecer." - Sebastião Lazaroni (pai do supracitado Bruno Lazaroni), novo treinador do Marítimo.
Já se sabe que, realmente, Sebastião Lazaroni, muitas vezes comparado a José Mourinho (nomeadamente por ambos serem seres humanos e respirarem - Eh, já é alguma coisa...) podia ficar no Brasil a receber milhões; ou é no Brasil que na maior parte das vezes nem dinheiro têm para pagar aos jogadores e treinador? É capaz, é. Referir só que este artista é o mesmo que tentou, no mundial de 1990 ao comando do Brasil, introduzir a posição de líbero na canarinha. Acabou eliminado nos oitavos. Não se admirem que tenhamos aqui um novo Mick Wadsworth.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo jogadores com um grande historial de futebol...Parece que este ano vamos ter futebol espectáculo, o mais não seja jogadores a dançar o samba :D

Anónimo disse...

Com nomes destes o engraçado será ouvir os relatos via rádio :D